luisepris SEMEADOR
Data de inscrição : 20/01/2015
| Assunto: Hermenêutica - Henry A. Virkler Sáb Fev 28, 2015 11:52 am | |
| Muitos dos debates teológicos de nossos dias giram em torno da hermenêutica da Bíblia. Esta discussão que caminha a passos rápidos desatualizou os livros de texto tidos como padrão.
A hermenêutica não para; é sempre atual. O autor esboça no capítulo inicial as seguintes áreas que se acham no centro da controvérsia: (1) Há tão-só um significado válido de um texto? (2) O texto da Escritura, divinamente inspirado, possui um sentido mais pleno (sensus plenior) do que aquele que o autor humano tencionava? (3) Até que ponto deve a Escritura ser interpretada "literalmente"? (4) A condição espiritual do indivíduo afeta sua capacidade de interpretar a Bíblia? (5) E inerrante a Bíblia? O capítulo final indaga: Dado o que o autor queria dizer quando escreveu um determinado texto bíblico, quais são as implicações desse significado para nós que vivemos num tempo e numa cultura diferente?
Há um procedimento hermenêutico, constituído de cinco passos, recomendado para uso com todos os gêneros bíblicos: (1) análise histórico-cultural e contextual; (2) análise léxico-sintática; (3) análise teológica; (4) identificação e análise do gênero, e (5) aplicação. Os capítulos começam estabelecendo alvos para os estudantes, incluem numerosos exercícios e sugestões para leitura complementar e concluem com um resumo.
"A maioria dos textos de hermenêutica de que hoje dispomos parece ter como alvo primário a elucidação de princípios próprios de interpretação bíblica", escreve o autor. "É na tradução da teoria hermenêutica para medidas práticas necessárias à interpretação de uma passagem bíblica que espero entrar com a minha contribuição." Créditos: EclesianoEm breve | |
|