SEMEADORES DA PALAVRA
Você é bem vindo, use o forum para Glória de Deus. Por favor não venda nem comercialize os e-books aqui disponibilizados.
Estamos aqui para servir

SEMEADORES DA PALAVRA

SEMEADORES DA PALAVRA II
 
InícioInício  PortalPortal  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  
AMIGOS

localizar ip
LEMBRETE
Trabalhamos para manter a chama da Palavra de Deus acesa

Fiquem atentos as novas regras.

Ficar ausente do Fórum , por 3 meses,fica sujeito à exclusão automática

ATENÇÃO : VISITE A CAPELA, DEIXE SEU RECADO



DOAÇÃO DE LIVROS: SE JÁ SERVIU PARA VOCÊ ABENÇOE OUTROS IRMÃOS DOE LIVROS PARA DIGITALIZAÇÃO

livros photo livro_tx_001_zps6cbef04d.gif

Quem está conectado
17 usuários online :: 1 usuário cadastrado, Nenhum Invisível e 16 Visitantes :: 2 Motores de busca

reidenarnia

O recorde de usuários online foi de 169 em Qua Ago 02, 2017 9:16 am
Buscar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Busca avançada
Últimos assuntos

Compartilhe | 
 

 Gostaria de saber a opinião dos irmãos!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Esdras digital book's
MODERADOR MASTER
MODERADOR MASTER
avatar

Data de inscrição : 14/04/2012

MensagemAssunto: Gostaria de saber a opinião dos irmãos!   Sex Mar 01, 2013 6:33 am

Quer uma pessoa seja crente ou descrente, não há retorno ao nosso mundo para comunicar-se ou interagir com as pessoas, até mesmo com a finalidade de alertá-las para fugir do julgamento do por vir (Lucas 16:27-31)

Na versão da "Bíblia Plenitude" Edição Revista e Corrigida, da SBB - Sociedade Bíblica do Brasil, nas notas explicativas me deparei com o seguinte comentário sobre 1 Samuel 28:11-19.

"Antes que pudesse fazer qualquer coisa, aparece Samuel, não um fantasma esconjurado e sem vida, mas um profeta de Deus, novamente pregando a mensagem de Deus ao rei. Fica claro que não foi a médium que o invocou, mas que o Senhor mais uma vez intervém na vida de Saul para lhe falar. a mulher estava aterrorizada e GRITOU EM VOZ ALTA, lit. "deu gritos de terror", chocada com a aparição de Samuel. Longe de dar crédito a qualquer espécie de atividade espiritualista ou contato com os mortos, essa passagem mostra que Deus é supremo. A médium fica amedrontada, e Saul paralizado de medo, na medida em que ambos são rejeitados pelo Deus vivo."

A pergunta é:

Foi mesmo Samuel que apareceu?
Se não foi porque a médium ficou - atemorizada, sendo que ela estava acostumada com tal prática!

Você concorda com este texto da Bíblia Plenitude?


_________________
study Esdras Digital Book's study
Voltar ao Topo Ir em baixo
Carlos Henrique Pedrozo
MODERADOR DE LINKS QUEBRADOS
MODERADOR DE LINKS QUEBRADOS
avatar

Data de inscrição : 23/04/2012

MensagemAssunto: Gostaria de saber a opinião dos irmãos!   Sex Mar 01, 2013 8:43 am

Sabe irmão Esdras digital book's, nós muitas vezes conjecturamos sobre o que um estudioso diz, pois ele dentro da sua visão, no estudo que faz, levá-o a determinado entendimento, e essa visão pode muitas vezes até levar-nos a pensar "será que não é assim", não sou nenhum exegeta ou teólogo, mas um simples estudioso da Palavra, e que a Palavra de Deus é inquestionável, inerrante, e se como você mesmo colocou sabiamente que em Lucas 16.27-31, parábola do Rico e Lázaro, Vejo que o Rico dirige-se a Deus nomeado com Pai Abraão( Judeus usam a figura de Benção Abraão, Isaque e Jacó como prefigurando Deus Pai, Filho e Espírito Santo), e ali fica determinado que ninguém voltaria para alertar, falar ou até mesmo socorrer, pois Deus assim o determinou, não é Deus como homem sujeito a variações, sei que o irmão, não questiona por que seria o seu entendimento, mas gostaria de saber qual a nossa opinião, a minha é que Deus não se contradiz, quem apareceu não foi Samuel, e sim algum demônio ou coisa parecida. Posso estar errado, mas é o que a leitura e meditação me leva a compreender. Por isso devemos estudar as Escrituras e buscar o entendimento em oração e jejuns, pedindo ao Espírito Santo que nos abra nossa mente para recebermos aquilo que Ele quer nos ensinar.

Deus abençoe, e que tenha ajudado. Pois se disse Deus na sua Palavra, é porque é verdade.

Paz do Senhor Jesus Cristo. study
Voltar ao Topo Ir em baixo
presbitero
SEMEADOR FIEL
SEMEADOR FIEL
avatar

Data de inscrição : 20/04/2012

MensagemAssunto: Re: Gostaria de saber a opinião dos irmãos!   Sex Mar 01, 2013 12:37 pm

Realmente esta questão é muito polemica.,Mas vou dar a minha opinião.
certa feita ouvi uma palestra de um rabino messiânico que afirmou que a bíblia condena a prática de se invocar os mortos, mas não diz que isso não seria possível. Foi citada a cima a história ou parábola do rico e lázaro para tentar provar que os mortos não voltam, mas posso citar a aparição de moisés e Elias no monte da transfiguração para provar que os mortos voltam, e ai como fica a questão?. Entrei em ferrenha discussão com um amigo meu sobre a questão e cheguei a seguinte conclusão: A Bíblia é a Palavra de Deus inerrante e infalível, Pelo que foi escrito pelo autor do livro de Samuel eu suponho que ele acreditava que os mortos voltam, pois se não fosse assim ele teria escrito: UM DEMÔNIO IMITANDO A SAMUEL SUBIU, mas não foi isto que ele escreveu, ele disse que a mulher vendo á Samuel levou um susto. Nenhum tradutor até o momento se arriscou em colocar `` UM DEMONIO SUBIU IMITANDO A SAMUEL´´ por que será?
Não defendo a prática espirita de se invocar os mortos, mas creio que aqui Deus permitiu a Samuel subir. Se não for assim temos que aceitar que as Escrituras não são inerrantes, ou seja, elas contém erros, pois o escritor disse que a feiticeira viu a Samuel e não um demônio.
Fica ai minha Humilde opinião.
Voltar ao Topo Ir em baixo
claudioanjos
SEMEADOR
SEMEADOR


Data de inscrição : 24/04/2012

MensagemAssunto: Re: Gostaria de saber a opinião dos irmãos!   Sex Mar 01, 2013 3:38 pm

A paz do Senhor aos caros irmãos.

As opiniões se divergem quando falamos de assuntos tão delicados. Mas exporei aqui o meu raciocínio.

O Irmão Presbítero fez alusão a um texto que se "parece" com a questão levantada pelo Esdras, mas vale ressaltar que no texto de Mt 17 ali houve uma transfiguração e em momento algum uma invocação, nem tão pouco houve contato entre os discípulos, Moisés e Elias, portanto mesmo que queiramos comparar não poderíamos.

Segundo ponto: A feiticeira se assusta porque descobre que quem estava diante dela era Saul (Vendo, pois, a mulher a Samuel, gritou com alta voz, e falou a Saul, dizendo: Por que me tens enganado? Pois tu mesmo és Saul. 1 Sm 28.12) Entendo que quando o texto diz " e vendo, pois a mulher a Samuel" essa são as palavras do escritor, as palavras da mulher são: "Então a mulher disse a Saul: Vejo deuses que sobem da terra." 1Sm 28.13, em momento algum ela diz é Samuel.

Em 1Samuel 28.14 (E lhe disse: Como é a sua figura? E disse ela: Vem subindo um homem ancião, e está envolto numa capa. Entendendo Saul que era Samuel, inclinou-se com o rosto em terra, e se prostrou.) por esse texto diz a Biblia que foi Saul quem definiu que era Samuel e não a mulher.

Em 1 Samuel 28.19 (E o Senhor entregará também a Israel contigo na mão dos filisteus, e amanhã tu e teus filhos estareis comigo; e o arraial de Israel o Senhor entregará na mão dos filisteus.) Fiz questão de negritar a frase "tu e teus filhos estareis comigo" se era Samuel ele estava salvo, então desde quando desobedientes tem direto a salvação, Saul era desobediente, e como "sei lá quem" que subiu, observe subiu deve ter sido do abismo (isto é suposição) disse que "o Senhor te tem desamparado, e se tem feito teu inimigo?" 1 Samuel 28.16 como ele então iria para o descanso?

Portanto não podemos dizer que Deus precisa trazer a mortos para pregar aos vivos, nos temos Moisés e os profetas, ouçamos (A Lei e os Profetas).
Voltar ao Topo Ir em baixo
Esdras digital book's
MODERADOR MASTER
MODERADOR MASTER
avatar

Data de inscrição : 14/04/2012

MensagemAssunto: GRAÇA E PAZ!   Sex Mar 01, 2013 3:56 pm

Irmãos Carlos e Presbítero, a paz meus queridos!

Então como disse o irmão Presbítero é uma situação que tem gerado muita polêmica, eu já estudei esta passagem muitas vezes e não chego a lugar nenhum, não creio que seja Samuel, mas também não descarto. Tanto porque tenho várias Bíblias de estudo e a maioria delas da uma versão que bate de frente uma com a outra, mas a maioria diz não ser Samuel. Somente a Bíblia de Estudo Plenitude afirma que é realmente Samuel, sem fazer apologia ao espiritismo.

Agora veja o que diz na Bíblia de Estudo Vida Nova, que tem Russel Shedd como editor das notas no rodapé! Veja:

1 Samuel 28:3 -
Samuel era morto (ver 25:1). A mediunidade é pecado gravíssimo, condenado pela Bíblia de ponta a ponta, onde é castigada com a pena máxima, pena de morte (Lv 20:27; Dt 18:10-12; At 16:18; Ap 21:Cool. Dizer que Deus permitiu o aparecimento de Samuel mediante a pitonisa (11), é afirmar que Deus permitiu a Samuel pecar gravemente. Consultar os <<mortos>> ou os falsos mortos, é pecado igual ao de feitiçaria e ao de idolatria (15:23a). É pecado cuja prática Deus não permitiu a ninguém, absolutamente a ninguém, muito menos a Samuel, que era o segundo dos profetas, quanto à importância depois de Moisês no A.T. (Jr 15:1).

1 Samuel 28: 7-25
A Crônica de 7-25 fora escrita por uma testemunha ocular; logo por um dos servos de Saul que o acompanhava à necromante (7,Cool. Frequentemente, esses servos eram estrangeiros (21:7;26:6, 2 Sm 23:25-39) e que quase sempre supersticiosos, crentes no erro (7) - razão porque o seu estilo é tão convincente. Esta crônica que é parte da história de Israel, pela determinação divina, entrou no Cânon Sagrado. E deve estar lá, como lá estão os discursos dos amigos de Jó (42:7), as afirmações do autor de <<debaixo do sol>> (Ec 3:19; 5:18; 9:7,9,10. etc), fala da mulher de tecoa (2 Sm 14:2-21), etc.- palavras e conceitos humanos. (Infelizmente, esta crônica é interpretada por muitos sob o mesmo ponto de vista do servo de Saul). Analisando-se o caso, não negamos a sinceridade da mulher (11-14); também a moça de At 16:16-18 foi sincera. Nem tão pouco recorremos à interpretação parapsicológica (que é possível), mas diretamente à Bíblia que , em si mesma, tem os argumentos necessários, para desmentir as afirmações do servo de Saul. Antes , porém, vejamos a palavra médium (6, heb. Ob),que é traduzida em outras versões por <<espírito advinhador>>, ou <<espírito familiar>> e no texto grego (LXX) por (engastrimuthos) <<ventríloquo>> (um de fala difrente), palavra que indica a espécie de pessoa usada por um desses <<espíritos>>.

1) Argumento Gramatical (6)... o Senhor... não lhe respondeu. O verbo hebraico é completo e categórico. Na situação presente de Saul, Deus não lhe respondeu, não lhe responde e não responderá nunca. O fato é confirmado pela frase: <<...Saul...interroga e consulta uma necromante e não ao Senhor...>> (1 Cr 10:13-14).

2) Argumento Exegético (6): Nem por Urim - revelação sacerdotal (ver 14:18); nem por sonhos - revelação pessoal ; nem por profetas - revelação inspiracional da parte de Deus.
Fosse Samuel o veículo transmissor, seria o próprio Deus respondendo, pois Samuel não podia falar senão pela inspiração. E, se não foi o Senhor quem falou, não foi Samuel.

3) Argumento Ontológico: Deus se identifica como Deus dos vivos: de Abraão, de Isaque, de Jacó, etc. (Êx 3:15; Mt 22:32). Nenhum deles perdeu a sua personalidade, integridade, ou superego. Seria Samuel o único a poluir-se, indo contra a natureza do seu ser, contra Deus (6) e contra a doutrina que ele mesmo pregara (15:23), quando em vida nunca fez? Impossível.

4) Argumento Escatológico: O pecado de Samuel tornar-se-ia mais grave ainda, por ter ele estado no <<seio de Abraão>> e tendo recebido um revelação superior e um conhecimento mais exato das cousas encobertas, e , por não tê-las considerado, nem obedecido às ordens de Deus (Lc 16:27-31). Mas Samuel nunca desobedeceu a Deus (12:3-4).

5) Argumento Doutrinário: Consultar os <<espíritos familiares>> é condenado pela Bíblia inteira (ver 28:3). Fossem os espíritos de pessoas, e Deus teria regulamentado a matéria, mas como não são, Deus o proibiu. Aceitando a profecia do pseudo-Samuel, cria-se uma nova doutrina, que é a revelação divina mediante pessoas impias e polutas. E nesse caso, para serem aceitas as afirmações proféticas, como verdades divinas é necessário que sejam de absoluta precisão; o que não acontece no caso presente (vejam como são precisas as profecias a respeito de Cristo: Zc 9:9 e Jo 12:15; Sl 22:18 e Jo 19:24; Sl 69:21 e Jo 19:28,29; Êx 12:46; Nm 9:12; Sl 34:20 e Jo 19:36; Zc 12:10; Jo 19:37, etc.).

6) Argumento Profético (Dt 18:22): As profecias devem ser julgadas (1 Co 14:29). E estas, do pseudo-Samuel, não resistem ao exame. São ambíguas e imprecisas, justamente como as dos oráculos sibilinos e délficos. Vejamos:

a) Saul não foi entregue nas mãos dos filisteus (28:19): A profecia é de estilo sibilino e sugeria que Saul viria a ser supliciado pelos filisteus. Mas o fato é que Saul se suicidou-se (31:4), e veio parar nas mãos dos homens de Jabes-Gileade (31: 11-13). Saul apenas passou pelas mãos dos filisteus. Infelizmente, o pseudo-Samuel não podia prever esse detalhe. (Vejam como são precisos os detalhes acima, a respeito da pessoa de Cristo).

b) Não morreram todos os filhos de Saul (<<...tu e teus filhos,>> 28: 19), como insinua essa outra profecia obscura: Ficaram vivos pelo menos três filhos de Saul: Is-Bosete (2 Sm 2:8-10), Armoni e Mefibosete (2 Sm 21:Cool. Apenas três morreram, como indicam clara e objetivamente as seguintes passagens: 1 Sm 31:2,6 e 1 Cr 10:2,6.

c) Saul não morreu no dia seguinte (<<...amanhã...estareis comigo>>, 28:19): Esta é uma profecia do tipo délfico, ambígua. Saul morreu cerca de dezoito dias depois (ver 30:1,10,1317; 2 Sm 1:3). Citar em sua defesa Gn 30:33 e Êx 13:14 e afirmar que a palavra hebraica mahar, <<amanhã>>, aqui, é de sentido indefinido, é torcer o hebraico e a sua exegese, pois todos vão morrer, mesmo, em <<algum dia>> no futuro; isto não é novidade.

d) Saul não foi para o mesmo lugar de Samuel (<<...estareis comigo>>, 28:19). Outra profecia délfica. Interpretar o <<comigo >> por simples <<além>>(sheol), é tergiversar. Samuel estava no <<seio de Abraão>>, sentia isso e sabia da diferença que existia entre um salvo e um perdido. Jesus também o sabia, e não disse ao ladrão da cruz; <<...hoje estarás comigo no além>> (sheol), sim, no <,Paraíso>>. Logo, Samuel não podia ter dito a Saul, que este estaria no mesmo lugar que ele: no <<seio de Abraão>>. Se Samuel tivesse desobedecido a Deus (28:16-19), passaria para o inferno, para estar com Saul? Ou então, Saul, ainda que transgredindo à Palavra de Deus e consultando à necromante (1Cr 10:13), passou para o paraíso, para estar com Samuel? Inacreditável.

Conclusão dos Arguementos.

Solução: - Quem respondeu a Saul?

Sugerimos a seguinte possível explicação. A Bíblia fala de ecertos <<espíritos>>, sua natureza e seu poder (Êx 7:11,22; 8:7; At 16:16-18; 2 Co 11:14-15; Ef 6:12). São os anjos maus. Do mesmo modo fala de anjos que acampam ao nosso rdedor e nos guardam (Sl 34:7; Mt 18:10; Lc 15:10 etc).São anjos bons. São dois os <secretários>> (senão mais)que nos acompanham durante a vida toda; um bom e outro mau. anotam tudo e sabem tudo a nosso respeito. Depois da morte, o anjo bom leva o nosso relatório-livro, diante de Deus, pelo qual seremos julgados (Ap 20:12). Por sua vez, o anjo mau assume a nossa identidade e representa-nos no mundo, através dos médiuns, onde revela o nosso realtório com acerto <<autoridade>>. É por isso que Paulo fala da luta que temos contra <<as forças espirituais do mal>> (Ef 6:12). E é pela mesma razão que Deus proíbe consultas aos <<mortos>> (Is 8:19,20), porque estes são falsos (Dt 18:10-14). Caso fossem espíritos humanos, provavelmente, Deus não proibiria a sua consulta, apenas regulamentaria o assunto para evitar abusos, Deus, porém, proíbe o que é dissimulação e falsidade.



Então irmão o texto do Dr. Shedd tem mais credibilidade bíblica eu acho, mas vamos ver se mais alguém dá um respaldo melhor!
A paz!


Irmãos onde aparece este rostinho amarelo com óculos se lê verso 8. Isto é Ap 21:8 e assim por diante!

A paz de Cristo!

_________________
study Esdras Digital Book's study


Última edição por Esdras digital book's em Sab Mar 02, 2013 12:05 pm, editado 4 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Esdras digital book's
MODERADOR MASTER
MODERADOR MASTER
avatar

Data de inscrição : 14/04/2012

MensagemAssunto: GRAÇA E PAZ!   Sex Mar 01, 2013 4:10 pm

Irmão Claudioanjos obrigado por sua opinião, esclarecedora, vamos ver a opinião de mais outros irmãos!
A paz!

_________________
study Esdras Digital Book's study
Voltar ao Topo Ir em baixo
presbitero
SEMEADOR FIEL
SEMEADOR FIEL
avatar

Data de inscrição : 20/04/2012

MensagemAssunto: Re: Gostaria de saber a opinião dos irmãos!   Sex Mar 01, 2013 4:55 pm

Meus amigos, estamos preocupados em defender a ideia de que os mortos não voltam e estamos nos esquecendo de defender a inerrância das Escrituras.
Como explicarmos o verso abaixo, se não o aceitamos como ele está expresso será que não estamos comprometendo a inerrância da Palavra de Deus?

1Sm 28:16 Disse Samuel: "Por que você me chamou, já que o Senhor se afastou de você e se tornou seu inimigo?

O que mais me incomoda é o fato do escritor dizer: ``DISSE SAMUEL´´, se o que o escritor está afirmando aqui não é verdade, como então eu posso aceitar que a Bíblia é infalível e inerrante? Na concepção acima citada pelos amados, não foi Samuel quem apareceu mas sim um demônio disfarçado de Samuel. Neste caso temos que aceitar que o Escritor quando escreveu este relato não estava inspirado pelo Espirito Santo, pois se tivesse teria escrito, `` E DISSE O DEMÔNIO ´´. E se o escritor não estava inspirado pelo Espirito santo posso concluir que o que Paulo escreveu também é uma mentira, pois ele disse que TODA A ESCRITURA É INSPIRADA. E ai, vamos mudar o que a Bíblia diz em I Sm 28.16 ? E Colocar ``E DISSE O DEMÔNIO `` no lugar de ``E DISSE SAMUEL´´ e comprometermos toda a Escritura? Ou acreditarmos que aqui foi uma manifestação da vontade ``Permissiva´´ de Deus, não diretiva é claro, Pois a vontade diretiva jamais concordará que os mortos sejam invocados. Eu particularmente prefiro aceitar o que a Bíblia diz: E DISSE SAMUEL I Sam 28.16.

Vejam só o que diz o NOVO COMENTÁRIO DA BÍBLIA-

Aceitando a narrativa em seu sentido natural, ela certamente indica uma real aparição de Samuel. O significado claro só é negado porque muitos se recusam a acreditar na possibilidade de alguém aparecer vindo da região da morte, enquanto que outros se recusam a acreditar que Deus permitisse que uma mulher pudesse invocar a presença de um de Seus santos. Deus, entretanto, enviou Samuel para confundir a necromante e para pronunciar a sentença contra Saul, que por tanto tempo se havia mostrado empedernido em vista das advertências do profeta. A assembléia judaica sempre acreditou que Samuel realmente apareceu naquela ocasião, como também era essa a opinião dos primitivos cristãos, como Justino Mártir, Orígenes e Agostinho. Mas, por outro lado, Tertuliano, Jerônimo, Lutero e Calvino acreditavam que um demônio houvesse aparecido em forma de pessoa, fingindo-se de Samuel. Com nosso presente conhecimento dos fenômenos psíquicos, é um excesso de ceticismo negar que os mortos possam, em casos excepcionais, aparecer aos vivos.


Última edição por presbitero em Sex Mar 01, 2013 5:13 pm, editado 1 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Esdras digital book's
MODERADOR MASTER
MODERADOR MASTER
avatar

Data de inscrição : 14/04/2012

MensagemAssunto: GRAÇA E PAZ!   Sex Mar 01, 2013 5:10 pm

QUERIDOS ME DESCULPEM POR ESTAR MENCIONANDO O TEXTO DE AUTORES COMO RUSSEL SHEDD, AS BIBLIAS DE ESTUDO E NÃO ESTAR COLOCANDO MINHA OPINIÃO.

É QUE REALMENTE ESTOU NA DÚVIDA, SE ERA SAMUEL MESMO OU UM ESPÍRITO IMUNDO!

PERDÃO PELA MINHA IGNORÂNCIA NESTA PARTE DAS ESCRITURAS, QUE FALA DA PITONISA DE EN-DOR!!!

ESPERO VER MAIS OPINIÕES DE MAIS IRMÃOS PARA QUE JUNTOS CHEGUEMOS AO PONTO DE CONCORDÂNCIA PLENA!!!

A PAZ DE CRISTO.

_________________
study Esdras Digital Book's study
Voltar ao Topo Ir em baixo
Gamont SJCampos
SEMEADOR
SEMEADOR


Data de inscrição : 22/02/2013

MensagemAssunto: Re: Gostaria de saber a opinião dos irmãos!   Sab Mar 02, 2013 1:25 pm


Graça e Paz aos amados irmãos!

Li cuidadosamente cada exposição e com o devido respeito que cada um merece, congratulo a todos pelo esforço e dedicação aos mistérios da Poderosa Palavra de Deus, (PPD), sabendo que: “Todos nós sabemos pouco, mas juntos sabemos muito”.

Este assunto, como outros tantos é um assunto que tem se tornado polêmico, mas que à luz da PPD é perfeitamente explicável em cada ponto, em cada palavra sem grandes dificuldades.

Um grande filósofo grego do passado disse: “Se muitas pessoas jogarem pedras em uma porta e se todas elas forem perguntadas se acertaram a porta, a resposta de todas será que sim”. De fato todas elas acertaram a porta numa visão global e simplista. Porém, diz o filósofo, cada uma acertou partes diferentes da mesma porta e não a porta como um todo.

Essa analogia da porta é ilustração do que na Filosofia e na Teologia se denomina “estudo Indutivo e estudo Dedutivo”.

O estudo indutivo parte do todo para suas partes constitutivas e o estudo Dedutivo começa com as partes constitutivas para o seu todo.

Na teologia temos que:

O estudo indutivo da Bíblia nos orienta a partir de toda a revelação para a observância de suas partes. Temos um quadro geral composto por Velho Testamento e Novo Testamento onde estão registradas:

a) A Revelação Natural (Sl.19.1-3; Sl.104:27; Sl.147:8; At.14:17; Rm.1:19) e
b) A Revelação Especial. (Jo.1:14; Jo.3:19; Jo.12:46; Gl.4:4; Fp.2:7; 1Tm.2:6; Hb.1:2 1Jo.5:11).

Esse quadro geral é o Todo que se constitui a PPD

Já no estudo Dedutivo temos que as Revelações natural e especial são constituídas de:

a) Corpo de doutrinas
b) Profecias
c) Objetivos definidos e bem claros

A sistematização dessas Doutrinas é conhecida no meio Cristão como Teologia Sistemática.

Ao falarmos, ensinarmos, comentarmos, exortamos ou aconselharmos em tudo que se refere a PPD temos que observar pelo menos esses dois versículos:
“Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus...”1Pe.4.11ª - Versão fiel da The Word study Bible”

E que:

“As coisas encobertas pertencem ao SENHOR nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei “Dt.29:29 - Versão fiel da The Word study Bible”

Agora com a bússola divina (revelações) e com o mapa divino (doutrinas) seguimos as rotas divinas (profecias) para alcançarmos o porto seguro (objetivos definidos).

Sei que há passagens na PPD de difícil compreensão que nos leva a crer de forma simplista sem a direção correta que alguns relatos são estranhos, o que em tese, anularia a inerrância bíblica. Mas com a devida reverência ao Pai das Luzes (Tg.1:17) recebemos a devida iluminação (Ef.1:18; 1Pe.1:13) para compreendermos os motivos que levaram o Senhor Deus a agir ou permitir situações que de imediato desperta dúvidas aos que leem a PPD.

Exemplo claro disso está na revelação de 1Rs.22:18-22 que diz:

“Então ele disse: Ouve, pois, a palavra do SENHOR: Vi ao SENHOR assentado sobre o seu trono, e todo o exército do céu estava junto a ele, à sua mão direita e à sua esquerda E disse o SENHOR: Quem induzirá Acabe, para que suba, e caia em Ramote de Gileade? E um dizia desta maneira e outro de outra. Então saiu um espírito, e se apresentou diante do SENHOR, e disse: Eu o induzirei. E o SENHOR lhe disse: Com quê? E disse ele: Eu sairei, e serei um espírito de mentira na boca de todos os seus profetas. E ele disse: Tu o induzirás, e ainda prevalecerás; sai e faze assim Agora, pois, eis que o SENHOR pós o espírito de mentira na boca de todos estes teus profetas, e o SENHOR falou o mal contra ti “1Rs.22:18-22 - Versão fiel da The Word study Bible”

O que esse texto dá a entender ao que o lê de forma simplista?

Parece que Deus está assentado no seu glorioso Trono com uma de suas mãos sobre o joelho segurando o queixo e dizendo: “- Não sei o que fazer para que Acabe morra, alguém tem uma solução para esse problema que me tira o sossego?”.

Observamos na PPD que havia tantos a direita e a esquerda de Deus na visão do profeta Micaías e ninguém falou nada, aí, de repente um espírito mau aparece e resolve a questão e Deus se vê aliviado porque precisou da ajuda de um demônio para resolver seu “problema” porque Ele mesmo pareceu confuso e nenhum de seus servos o ajudou.

Mas com a devida iluminação vemos que o espírito mentiroso, servo de Deus, mas obediente a satanás já fazia isso sempre e que em muitos casos esses espíritos mentirosos e enganadores obedeciam a ordem expressa de Deus. Dt.13.1-4.

Quando profeta ou sonhador de sonhos se levantar no meio de ti, e te der um sinal ou prodígio, E suceder o tal sinal ou prodígio, de que te houver falado, dizendo: Vamos após outros deuses, que não conheceste, e sirvamo-los. Não ouvirás as palavras daquele profeta ou sonhador de sonhos; porquanto o SENHOR vosso Deus vos prova, para saber se amais o SENHOR vosso Deus com todo o vosso coração, e com toda a vossa alma.

Após o SENHOR vosso Deus andareis, e a ele temereis, e os seus mandamentos guardareis, e a sua voz ouvireis, e a ele servireis, e a ele vos achegareis. “1Dt.13.1:4 - Versão fiel da The Word study Bible”

Lembremos que:

a) Toda a criação é serva de Deus, mas alguns o obedecem e outros não. Is.45:18; Mt.24:28; Mt.25:26; Lc.19:22
b) Alguns servos nem conhecem a Deus. Jr.4:21; Is.45.1-4
c) Outros assim que são usados já o desprezam publicamente, Nm.23:26; 2Pe.2:15, Ap.2:14.

No caso dos servos que são usados por Deus e logo após o desprezam publicamente vemos o caso de Balaão, um místico imbecil e charlatão com fama por seus feitos a serviço do diabo que a PPD dedica 4 (quatro longos capítulos. Nm.22,23,24 e 25). Nem Isaque e nem outros servos fieis tiveram tanto espaço na PPD como aquele bruxo idiota do Balaão.

Com Balaão a PPD registra tanto uma Teofania, como uma Epifania, ou seja: As três pessoas da Santíssima Trindade se apresentaram a ele. Vemos que:

a) O Senhor Deus Pai (Teofania) falou com Balaão: Nm.22:9; Nm.22:12; Nm.22:20; Nm.23:16
b) O Senhor Deus Espírito Santo falou com Balaão: Nm.24:2
c) O Senhor Deus Filho, Jesus Cristo (Epifania) falou com Balaão: Nm.22:32. Nm.22:35

E isso, ou seja, o fato de as três Pessoas da Santíssima trindade juntas só voltou a acontecer com a Pessoa de Jesus Cristo em seu batismo no Rio Jordão. Mt.3:16-17; Mc.1.9-11; Lc.3:21-22; Jo.1:32-34. Mas Balaão jamais teve nada a ver com Cristo e jamais terá, mas mesmo assim foi servo de Deus. Servo mau e negligente, mas foi.

Agora no caso especifico de Samuel e a pitonisa de Endor, sei que os irmãos já expuseram suas opiniões e opiniões de estudiosos da PPD com textos de prova e textos de apoio. Não serei eu quem fará a diferença e nem me proponho a isso com toda sinceridade diante de Deus que me vê de dentro do fundo do meu coração, pois, Seu Poderoso Espírito habita em meu corpo por sua graça maravilhosa, como me vê dos mais altos céus com seus olhos que são como chamas de fogo.

Não vou repetir o que sabiamente os irmãos já disseram, mas como estou aqui para compartilhar deixarei algo para os irmãos sobre esse assunto. Por favor, acompanhem o raciocínio a partir do que a Sagrada Escritura afirma:

a) Deus abandonou Saul para sempre. 1Sm.16:14ª, 1Sm.18:12
b) Um espirito mau ocupou o lugar deixado pelo Senhor Espirito Santo. 1Sm.16:14b, 1Sm.18:10
c) Saul só poderia fazer o que o espírito mau o forçava a fazer. 1Sm.18:8-11; 18:21-22; 19:1; 19:9-10-11,15; 20:30-33; 22:16-19; 23:15; 24.1:2; 26:2; 28:7; 31:4

Em nenhum momento dessas passagens citadas acima vemos Deus agir na vida de Saul após deixá-lo, exceto a de que Deus permitiu a um espirito mau que o atormentasse. 1Sm.16:15.

Para compreendermos essa passagem devemos perguntar e responder, numa dialética simples e construtiva que nos norteará para o entendimento correto dessa triste história:

a) Para Deus os fins justificam os meios?
b) Deus determinou como será o futuro e para alcançar seus objetivos vale tudo, até, mesmo contradizer seus ensinamentos revelados?
c) Deus pretende matar Saul e sem opções honra a satanás permitindo que Samuel já morto fale com Saul através da boca de uma feiticeira, serva de satanás numa sessão espirita?

A resposta para todas essas perguntas é um sonoro NÃO.

Cheguei a essa conclusão porque estudiosos creem que vale tudo para Deus e que ele pode ate mesmo por ser todo poderoso se contradizer?

Não meus, irmãos. Cheguei a essa conclusão porque o que está revelado pertence a nós e nossos filhos para sempre. Dt.29:29.

E o que está revelado nas sagradas escrituras?

a) Seja todo homem mentiroso e Deus verdadeiro. Nm.23:19; Rm.3:4ª
b) Não há nenhuma mudança em Deus jamais. Ml.3:6; Tg.1:17
c) O que Deus determinou não voltará atrás. Is.14:27; Mc.13:31
d) Deus cuida com carinho de sua palavra para que se cumpra. Jr.1:12

Deus jamais faria o espírito de Samuel possuir a mulher feiticeira para atender a Saul através de necromancias e mentiras porque Ele mesmo determinou que isso é pecado como os amados irmão já expuseram acima, mas complemento com algumas passagens importantes.

a) Deus jamais participa do pecado. 2Co.5:21, 1Jo.1:5; 1Jo.3:8
b) Não importa o que os estudiosos digam, achem ou creiam.

Irmãos finalizando vejam o que a PPD registra e tirem suas conclusões.
Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Gl.6:7

Vejam:

a) Saul começou bem, 1Sm.10:6
b) Saul semeou rebelião e desobediência o que a PPD afirma ser como feitiçaria. 1Sm.15:23
c) Saul viu desabrochar o fruto do que plantou. 1sm.28.7 (feitiçaria)
d) Saul comeu do fruto que colheu. 1Sm.28:8-11(feitiçaria)
e) Saul viveu a consequência do seu erro. 1Sm.31:4 (feitiçaria)
f) Porque a PPD afirma que: O salario do pecado é a morte. Rm.6:23

Em suma, Saul experimentou o gosto pela feitiçaria ao desobedecer as ordens diretas de Deus por duas vezes distintas e a feitiçaria o acompanhou em seu declínio ate sua morte por suicídio.

Nem o Senhor Deus e nem o Profeta Samuel tiveram absolutamente nada a ver com isso

Espero ter ajudado.

Fiquem em Paz!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Esdras digital book's
MODERADOR MASTER
MODERADOR MASTER
avatar

Data de inscrição : 14/04/2012

MensagemAssunto: GRAÇA E PAZ!   Sab Mar 02, 2013 3:16 pm

Graça e Paz a todos meus queridos irmãos!

Realmente este trecho da Bíblia de 1 Samuel 28, é muito polêmico e gera muitas opniões, e opiniões estas fundamentadas da Palavra de Deus.

Existem pontos que me leva pensar que era verdadeiramente o profeta Samuel, isto é, seu espírito. Tanto que o irmão presbítero fala sobre o texto bíblico que a palavra "Samuel" é escrita e pronunciada no texto supra citado, indicando que o próprio Samuel estava ali, assim correlacionando a inerrância bíblica. I Sm 28:16.

Mas, também há mais pontos que me leva de fato que não era Samuel. Pois segundo as notas do pastor Russel Shedd em sua Bíblia Vida Nova a a qual eu expus para os irmãos, me da entender que de fato não era Samuel e sim um "espírito mau", "um demônio", uma farsa.

Pela lógica e pela Palavra de Deus principalmente vemos que existem menos argumentos para mostrar de que era verdadeiramente "Samuel" do que mais argumentos para mostrar que não era Samuel.
Diante de tais explicações, vejo que nesta passagem bíblica que fala de Saul e a pitonisa de En-Dor, existem vínculos e podia até dizer sincronismo paganista, panteísta e espiritualista.
Então estou mais convicto agora que não era Samuel e sim um "espírito mau".

Agradeço a todos os irmãos que já deram sua opinião neste forum e que venham mais opiniões!! rsrsrsr!
Agradeço ao irmão Presbítero que apesar de até então estar dando crédito naquilo que o irmão pensa, mas que agora vejo de outra forma, apesar de ter muito fundamento a parte que o irmão cita a inerrância e a infalibilidade bíblica, e ao irmão Gamont em particular pelo texto amplo e explicativo, que me serviu de forma sucinta.

Ainda que os Dicionários e Comentários Bíblicos apoiam que era "Samuel" sem claro fazer apologia a "invocação aos mortos" eu fico com a Bíblia e os esclarecimentos que ela nos dá!
Aprendi que a"Bíblia interpreta a Bíblia.

a paz de Cristo

_________________
study Esdras Digital Book's study
Voltar ao Topo Ir em baixo
Gamont SJCampos
SEMEADOR
SEMEADOR


Data de inscrição : 22/02/2013

MensagemAssunto: Re: Gostaria de saber a opinião dos irmãos!   Dom Mar 03, 2013 10:38 am


Graça e paz a todos!

Gostaria de registrar uma pequena réplica ao amado irmão Presbítero com todo o respeito que o amado merece em função de sua dúvida que é pertinente e perfeitamente compreensível.

O irmão diz: “Como explicarmos o verso abaixo, se não o aceitamos como ele está expresso será que não estamos comprometendo a inerrância da Palavra de Deus?

1Sm 28:16 Disse Samuel: "Por que você me chamou, já que o Senhor se afastou de você e se tornou seu inimigo?

O que mais me incomoda é o fato do escritor dizer: ``DISSE SAMUEL´´, se o que o escritor está afirmando aqui não é verdade, como então eu posso aceitar que a Bíblia é infalível e inerrante?”.


Prezado irmão Presbítero de fato a Sagrada Escritura é inerrante e infalível e tanto é como contem a Poderosa Palavra de Deus como já vimos em outro tópico. Porém, em sua infinita sabedoria o Senhor Deus a manteve e ainda mantem por séculos após séculos cumprindo o que nela está escrito.

O que afirmo aqui é bem simples de comprovar nela, na própria PPD, vejamos:

Todas as pessoas tem acesso a Bíblia e sabemos que muitas delas, principalmente cientistas e ateus e servos declarados do diabo também a lêem com desprezo, procurando:

a) Erros e mentiras,
b) Fábulas e mitologias,
c) Folclore e alegorias,
d) Contradições e enganos

Deus em sua infinita sabedoria diz que:

Então vi toda a obra de Deus, que o homem não pode perceber, a obra que se faz debaixo do sol, por mais que trabalhe o homem para a descobrir, não a achará; e, ainda que diga o sábio que a conhece, nem por isso a poderá compreender. Ec.8:17

Por favor, irmão leia esse versículo duas, três vezes e medite nele.

Você vai descobrir pela graça de Deus que Ele, o Senhor Deus só tem compromisso com os que o querem de verdade. Veja:

O SENHOR é conhecido pelo juízo que fez; enlaçado foi o ímpio nas obras de suas mãos. (Higaiom; Selá.) Sl.9:16

Esse texto diz que as obras de Deus são laços para os ímpios.

Assim como Jesus é pedra de tropeço para os mesmos ímpios.

Então ele vos será por santuário; mas servirá de pedra de tropeço, e rocha de escândalo, às duas casas de Israel; por armadilha e laço aos moradores de Jerusalém. Is.8:14

Como está escrito: Eis que eu ponho em Sião uma pedra de tropeço, e uma rocha de escândalo; E todo aquele que crer nela não será confundido. Rm.9:33



Por isso a PPD possui passagens complexas que as vezes sugerem dubiedade, ou até mesmo contradição mas não são porque o Senhor Deus afirma que:


Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia. 1Co.3:19

A PPD afirma em 1Sm.28:16 que Samuel disse.....

E isso confunde muita gente, tanto alguns de bom coração como os de coração mau

Mas a PPD também afirma em Gn.3.2 que a serpente disse.....

E sabemos que a serpente não falou coisa nenhuma, mas satanás falou por ela...veja:

E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele. Ap.12:9

Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos. Ap.20:2


Assim como a o diabo falou pela boca serpente no Jardim do Éden, assim falou pela boca de outra serpente que era a feiticeira de Em-dor.

Para reforçar o que digo sobre o Senhor Deus apanhar os sábios deste mundo em suas astucias veja o que João Batista diz de si mesmo:

E perguntaram-lhe: Então quê? És tu Elias? E disse: Não sou. És tu profeta? E respondeu: Não. Jo.1:21

Agora veja o que o Senhor Jesus afirma de Elias:

Mas digo-vos que Elias já veio, e não o conheceram, mas fizeram-lhe tudo o que quiseram. Assim farão eles também padecer o Filho do homem. Mt.17:12

Essa passagem faz com que muitos espíritas defendam a reencarnação bíblica, mas a PPD afirma que:

E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo.. Hb.9:27


Então concluímos que o Senhor Deus fala, ensina, exorta e conforta através da revelação plenária da Bíblia que é comparada a uma espada de dois gumes porque edifica a fé dos que creem e também confunde os que não creem como o bom cheiro de Cristo que para uns é vida e para outros é morte. 2Co.2:15


Prezado irmão não tenho por intuito dissuadi-lo ou persuadi-lo, apenas compartilhar o que é revelado na PPD.

Espero ter contribuido.

Que o Senhor jesus o abençoe sempre juntamente com os seus familiares.




Voltar ao Topo Ir em baixo
presbitero
SEMEADOR FIEL
SEMEADOR FIEL
avatar

Data de inscrição : 20/04/2012

MensagemAssunto: Re: Gostaria de saber a opinião dos irmãos!   Dom Mar 03, 2013 11:21 am

Graça e Paz.

Caro irmão Gamont gostei muito da exposição feita acima, muito minuciosa e bem explicada.
Em se tratando de um texto polêmico e debatido por muitos séculos pelos estudiosos da PPD.
Vejo muita dificuldade em aceitar plenamente a sua posição em relação ao texto em questão. Consultando a Septuaginta descobri que ela afirma que foi realmente Samuel quem apareceu ali. Quero deixar bem claro que eu não concordo em hipótese alguma com a prática de se invocar os mortos. Para provar que o diabo falou pela boca da serpente no Éden não é tão difícil, pois as Escrituras afirmam claramente que foi o diabo quem falou, como ficou claro em sua exposição. Sei muito bem que a Bíblia registra mentiras ditas por muitos , como no caso de Sansão e as parteiras de faraó. Sei discernir quando uma passagem é descritiva e também quando é normativa. Neste Caso em debate, a dificuldade de se provar que foi um demônio é muito grande assim como é grande a dificuldade de se provar que realmente Samuel apareceu ali. Confesso que apreendi muito com o amado e com os outros irmãos que postaram aqui as suas opiniões. Só que até o momento não estou convencido com relação ao texto que diz que Samuel apareceu, pelo menos no parecer do Escritor do relato. Eu pergunto, será que se nós tivéssemos hoje a oportunidade de perguntarmos ao escritor do relato, se foi Samuel ou um demônio que apareceu ali, o que ele nos responderia?
Com certeza o escritor não foi testemunha ocular do ocorrido, então podemos concluir que o que ele escreveu foi aquilo que lhe informaram, Sendo assim ele equivocou-se, comprometendo assim a veracidade do fato. Acho este ponto de vista muito perigoso, pois nos dá o direito de manipularmos a PPD , fazendo com que Ela concorde com nossos dogmas. Eu não me acho no direito de dizer que foi um demônio que apareceu ali, apesar de a Bíblia condenar claramente a invocação dos mortos, A Bíblia proíbe, isto é real, só que a Bíblia não ensina se é possível invoca-los ou não.Assim como Deus proíbe o adultério, o roubo o mal testemunho etc.. Todas estas práticas são proibidas pela PPD, mas mesmo assim os homens adulteram, roubam, levantam falsos testemunhos etc...

Invocar os mortos é proibido pela PPD? sim, mesmo assim os homens os invocam.
Ficam aqui as minhas indagações, e agradeço a todos que tem exposto os seus pontos de vistas aqui.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Esdras digital book's
MODERADOR MASTER
MODERADOR MASTER
avatar

Data de inscrição : 14/04/2012

MensagemAssunto: GRAÇA E PAZ!   Seg Mar 04, 2013 7:18 am

Amados do Senhor, a paz e a graça!!

Vejam os subsídios em relação ao Capítulo de 1 Samuel 28, na visão do Comentário de Coffman do Antigo Testamento! Vale apena analisar!!

Comentários Coffman no Antigo e Novo Testamento

1 Samuel 28
SAUL buscou a orientação da bruxa de En-Dor, Davi foi chamado para ir à guerra contra Israel

DECISÃO SAUL de consultar a feiticeira de En-Dor


Versos 3-7
Samuel já estava morto, e todo o Israel o tinha chorado, eo sepultado.
Samuel morreu. Saul tinha posto os médiuns e assistentes da terra
(1 Samuel 28:3). Esta informação foi pré-requisito para a compreensão do que é a próxima relacionado. Saul está colocando os assistentes e médiuns, da terra evidentemente havia ocorrido nos primeiros anos de seu reinado, quando ele estava sinceramente tentando fazer a vontade de Deus.
Assistentes e médiuns
(1 Samuel 28:3). De Isa. 08:19;. 19:03, pode-se inferir que os oráculos adquiridos a partir de tais fontes foram proferidas em voz gritando, por meio de ventriloquismo F4 A palavra hebraica para `médiuns 'aqui é [~' Obote], que é o plural de [~ 'ob], ou seja, garrafas `de couro." É geralmente utilizada para referir a barriga distendida do mágico, em que o espírito dos mortos convocado era para entrar, e daí falar. F5
É impossível imaginar mais nada fraudulento, não mais o mal, ou mais absolutamente fundada na falsidade do que a profissão de seguidores do diabo tais como médiuns e assistentes, um dos mais conhecidos dessas pessoas era a Bruxa notório de En-Dor que é apresentado neste capítulo.
Observe o seguinte Deuteronômio: "Não se achará entre ti quem pratica adivinhação, um adivinho, um adivinho, um feiticeiro, um encantador, um médium, um assistente ou um necromante... Quem faz essas coisas é uma abominação ao Senhor. "(Deuteronômio 18:10-12).
Quando Saul viu o exército dos filisteus, temeu
(1 Samuel 28:5). Saul crise de medo foi agravado pela nova estratégia dos filisteus, que, em vez de lutar Israel na região montanhosa, nesta ocasião marcharam para a planície de Jezreel, onde seus carros de ferro lhes daria uma vantagem. Esta manobra ameaçou cortar Saul do apoio das tribos do norte F6
Os filisteus em Shunem.Israel em Gilboa
(1 Samuel 28:4). Foi em Gilboa que Saul estremeceu muito. Esta foi a primavera, que Gideão e seus homens acampados. Ele foi chamado de Primavera `de tremor" (Jz 7:1, NVI). Saul aqui acampados ao lado da mesma fonte, e `tremeu muito." F7Os dois exércitos enfrentaram-se aqui perto da extremidade oriental da planície de Esdrelon. F8
O Senhor não lhe respondeu. por sonhos ... por Urim ... ou pelos profetas ...
Como é estranho que o homem que odiava e perseguia a Samuel profetas e David deverá ser respondida pelos profetas, e que ele que havia matado 85 sacerdotes com todas as suas mulheres e crianças, incluindo até o Sumo Sacerdote, que se espera a ser respondida pelo Urim, e que aquele que pecou afastado o Espírito de Deus deve ser respondida por sonhos celestiais! Deus não se zomba! F9
Eis que é um meio de En-Dor
(1 Samuel 28:7). En-Dor é a moderna Khirbet es-Safsafe cerca de quatro quilômetros ao sul do Monte Tabor. Ps. 83:10 indica que Baraque e Débora derrotou Jabim e Sísera nesta área. F10 O fato de que Saul disse aos seus servos: Encontre-me uma mulher que é um meio indica que a grande maioria dessas pessoas eram de fato as mulheres, mesmo que ela é hoje, com cartomantes, leitores de mão, bola de cristal, etc.
SAUL VISITOU A bruxa de En-Dor


Versículos 8-14
Eles foram. e veio com a mulher à noite
(1 Samuel 28:Cool. Esta foi uma perigosa jornada de cerca de sete ou oito milhas do acampamento de Saul em Gilboa para En-Dor, e envolveu contornando o acampamento filisteu. F11
"Há algo indizivelmente patético neste anseio do rei disanointed para trocar palavras com o amigo e conselheiro de sua juventude, talvez pensando que, se ele estava destinado a ouvir as palavras de seu destino, ele prefere ouvi-las de nenhum outro exceto Samuel ". F12
Quando a mulher viu Samuel, gritou em alta voz. Por que você me enganou?... Está Saul
( 1 Samuel 28:12 ). Será que a bruxa de En-Dor realmente viu Samuel? Se ela pudesse ver Samuel, por que não poderia também Saul tê-lo visto? Se ela de fato não reconheceu Saul, o homem mais alto em todo o Israel? Qual foi a razão para que o grito com uma voz alta? Tivesse o profeta Samuel realmente aparecido, para sua surpresa, portanto, fazendo-a gritar de terror? Qual é o sentido em supor que ela supostamente vendo Samuel tinha revelado a identidade de Saul? Estas são apenas algumas das questões muito difíceis que surgem como uma contemplação o que é dito aqui. Existe alguma maneira de que o sentido possível da cláusula, Quando a mulher viu Samuel poderia realmente ser ele, ou pode; Quando a mulher fingiu ver Samuel? Note também que as versões antigas tornam as palavras de 1 Sm 28:13 com o plural de deuses, eu vi deuses que sobem da terra. O que, se qualquer coisa, ela realmente viu?
Se ela o viu, foi Samuel trazido de volta dos mortos pelo próprio Deus? Ou, é possível supor que uma pessoa perversa, como a bruxa, chamados em Dt.10:12 "abominação ao Senhor", poderia de fato ter tido o poder de trazer de volta o morto dos profetas justos de Deus. A descoberta da verdade sobre o que está escrito aqui depende da maneira em que um número dessas perguntas são respondidas.
Antes de tentar dar uma resposta para o que este escritor considera um dos problemas mais difíceis em toda a Bíblia, que deve consultar algumas das coisas que os homens capazes de outras gerações disseram sobre ele.
Quanto a bruxa está fingindo não reconhecer Saul, R.P. Smith observou que, "Quando ela viu o homem mais alto em todo o Israel e ouviu-o pedir que ela trouxesse Samuel, ela deve ter sido maçante fato de não saber quem seu visitante era." F13
Keil tem isto: "Não era a chamada do rei idólatra, nem no comando da bruxa abominável, nem foi apenas por permissão divina Não Foi através do comando especial de Deus que Samuel deixou o seu túmulo!". F14
Fred Young apontou que: "A visão dos rabinos antigos era que o espírito de Samuel realmente apareceu, uma visão apoiada pela interpretação Septuaginta (LXX), de 1 Cr. 10:13b. "E o profeta Samuel fez resposta para ele”, e Eclesiástico 46:20 A mesma opinião foi realizada por Agostinho, Origenes e Justino Mártir". F15 No entanto, esses estudiosos nomeados últimos estavam errados sobre muitas coisas, especialmente Justino Mártir em suas opiniões a respeito do milênio, e, embora Mártir escreve que, "A alma de Samuel foi chamado pela bruxa como Saul perguntou:" F16 ele não foi abordar as questões que levantam aqui, mas estava fazendo um argumento de que os homens têm uma alma que sobrevive após a morte do corpo.
Metódio, outro dos Padres Ante-Nicene também escreveu que, "quando Samuel apareceu, é claro que, sendo visto, ele estava vestido com um corpo". F17 Ele também estava usando a passagem como luz sobre a questão do tipo de corpo que será ressuscitado dentre os mortos.
Outros dos Padres Ante-Nicene não hesitou em rotular esta alegada aparição de Samuel como uma fraude inteligente artificial. Por exemplo, Tertuliano discutido o episódio como se segue:
"Nas pretensões extravagantes de sua arte, os espíritos antigos ventriloquistico mesmo alegou para representar a alma de Samuel, quando Saul consultou os mortos depois de perder o Deus vivo. Eles podem fazê-lo ao abrigo de uma mentira maravilhosa (2 Tessalonicenses 2:9). Deus me livre, no entanto, que devemos supor que qualquer santo, muito menos a alma de um profeta, pode ser arrastada para fora de seu lugar de descanso no Hades por um demônio. Sabemos que o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz (2 Coríntios 11:14) - muito mais em um homem de luz - e que, finalmente, ele (Satanás) vai mostrar-se mesmo Deus (2 Tessalonicenses 2:4) Na ocasião referida, Satanás afirmou-se a ser um profeta de Deus, e, especialmente, a Saul, em quem ele era, então, realmente habitação.
"Você não tem que acreditar que ele quem produziu o fantasma era um, e que ele que consultou era outro. Nenhum! Foi um e o mesmo espírito, tanto na feiticeira e o rei apóstata que facilmente fingiu uma aparição de que ele (o espírito de Satanás) já tinha preparado a acreditar como real.
"Além disso, nosso Senhor mesmo estabeleceu, na pessoa de seu representante Abraão (Lucas 16:26) o fato de que Hades não é em qualquer caso, aberto para a fuga de almas nele contidas. Devido a este fato, nunca se deve supor que há poderia ser qualquer relaxamento dessa regra para honrar as pretensões arrogantes de uma feiticeira. " F18
Hipólito também aproveitou a mesma visão deste evento como fez Tertuliano. Ele escreveu:
"A questão é levantada, se Samuel subiu pela mão da feiticeira ou não. E se, de fato, devemos permitir que ele se levantou, deveríamos estar propondo o que é falso. Como poderia um demônio chamar de volta a alma de alguém? A mulher disse que viu Samuel, mas ela também disse que viu deuses que sobem da terra! Visão extraordinária!" F19
Apesar de tudo isso, alguns levantam a questão de que, "se este episódio foi a obra do diabo, como poderia ter havido uma profecia de que Saul morreria no dia seguinte, o que se tornou realidade exatamente como predito"? Hipólito observou em relação a isso que, "A profecia do demônio sobre a morte de Saul foi um erro, afirmando que seria, no dia seguinte, "quando, como uma questão de fato, ocorreu um dia depois que a profecia indicava" ! F20 A partir disso, parece que a opinião generalizada entre os atuais comentaristas que este capítulo é equivocado porque pertence apenas antes de 1 Sm 31 é errônea. Este capítulo ocorre exatamente onde pertence no livro de Primeiro Samuel. The International Critical Commentary faz com o suficiente claro. "É lamentável que (alguns) deslocaria esta seção, variando-a entre 1 Sm 30 e 1 Sm 31... Nós não temos nenhuma evidência de que, como parte dos livros de Samuel, ele nunca ocupou qualquer, mas a sua posição Massorética. " F21 Assim, ela deve ser aceita como um fato que a "suposta profecia" da morte de Saul, "amanhã" foi um erro, porque isso não aconteceu, no dia seguinte. Portanto, não foi Samuel que proferiu "profecia" foi um emissário de Satanás.
A visão de que Samuel realmente aparece na ordem direta de Deus, como alegado por Keil e muitos outros estudiosos capazes tem sido apoiada por séculos por muitos estudiosos e teólogos, e nós respeitamos esse ponto de vista, confessando ao mesmo tempo que ele poderia de fato estar correto. Willis, por exemplo, observou que, "Possivelmente a bruxa não esperava qualquer espírito para aparecer, mas quando o Senhor fez Samuel aparecer, ela ficou assustada, porque nada disso tivesse acontecido antes." F22 O fator mais importante apoiar esta interpretação foi citado por Payne, "A narrativa sugere fortemente que era realmente Samuel que apareceu, e não uma mera aparição ou alucinação. Presciência de declarações atribuídas a ele também carimbam o como realmente Samuel." F23 (No entanto, deve-se lembrar , como mencionado acima, que a presciência »mencionado aqui por Payne era falsa.)
No entanto, este escritor é incapaz de conciliar esse entendimento da passagem com o fato de a maldade consumada tanto da bruxa e Saul. Onde é que há alguma coisa na Bíblia que suporta a noção de que Deus teria criado um profeta dos mortos para falar com essas pessoas, especialmente uma vez que nunca tinha manifestado o menor respeito pela palavra de Deus através de seus profetas? Embora confessando que há objeções de sobra para qualquer ponto de vista da passagem que pode ser defendida, a convicção de que prevalece com este escritor favorece a visão de que todo o episódio foi carregado com a fraude e o engano.
Mensagem de Samuel ao rei Saul


Versículos 15-19

( 1 Samuel 28:15 ). Note que o Samuel alega aqui não faz jus ao Senhor por ter lhe trazido, mas acusa Saul de ter feito isso. Essa foi uma mentira de Satanás, e não de Deus. Saul nunca, em um milhão de anos, tinha o poder através de uma bruxa abominável para ressuscitar os mortos!
As palavras amargas de Saul encontrado durante a maior parte deste número não poderia, portanto, ser as verdadeiras palavras do profeta Samuel. R.P. Smith identificou-os como as palavras da bruxa abominável. "A mulher cordialmente levou uma vingança amarga sobre o homem que tinha cruelmente até a morte de quase todos os seus contemporâneos médiuns profissionais. Ela tinha reconhecido Saul como seu odiado inimigo, logo que ele entrou em seu lugar, mas professava não conhecê-lo até o seu nome foi revelado a ela pela aparição fingido, em nome da qual ela repreendeu-o por seus crimes e anunciou-lhe que todos em Israel já sabia, que Deus tiraria seu reino e dá-lo a Davi. Tendo em vista Dt. 18:10, não podemos acreditar que a Bíblia coloca diante de nós um exemplo de bruxaria empregado com sanção divina para fins de santos". F24
VISITA Saul à feiticeira de En-Dor foi concluído


Versículos 20-25

Então, ele se levantou da terra e se sentou na cama
(1 Samuel 28:23). A cama em casas antigas da época foi um banco de largura contra a parede, usado como um lugar sentado durante o dia e para dormir à noite.
Ela tinha um bezerro cevado em casa
(1 Samuel 28:24). Este é apenas o modo arcaico de dizer que tinha um animal facilmente disponível.
A solicitude da bruxa para o bem-estar de Saul era compreensível. Nenhum ser humano normal pode olhar para o rei aterrorizado e aflito com qualquer outro que emoções de piedade e compaixão. Sua hospitalidade foi também uma questão de seguro de sua parte contra a possibilidade de que, se Saul sobreviveu, ele pode colocá-la à morte, como tinha feito a maioria de seus praticantes contemporâneos de necromancia.
________________________________________
Notas de rodapé para 1 Samuel 28
1: Flávio Josefo, Antiguidades, p. 200. 2: Comentário Bíblico O Leigo Novo, p. 402. 3: CF Keil, Keil e Comentários Antigo Testamento de Delitzsch, vol. 2b, p. 259. 4: Wycliffe Commentary Velho Testamento, Samuel, p. 291. 5: O Comentário Pulpit, vol. 4b, p. 621. 6: O Comentário Bíblico Novo, Revisado, p. 301. 7: Wycliffe Commentary Antigo Testamento, op. cit., p. 291. 8:Comentário George DeHoff, Vol.. 2, p. 175. 9: Comentário de Matthew Henry, vol. 2, p. 430. 10:John T. Willis, p. 261. 11: Wycliffe Commentary Antigo Testamento, op. cit., p. 291. 12: Albert Barnes, Samuel, p. 66. 13: O Comentário do púlpito, op. cit., p. . 523 14: CF Keil, Keil e Comentários Antigo Testamento de Delitzsch, vol. 2b, p. 267. 15: Wycliffe Commentary Antigo Testamento, op. cit., p. 292. 16: Anti-Nicene Fathers, vol. 1, p. 252. 17: Ibidem, vol.. 6, p. 377.18: Ibidem, vol.. 3, p. 234. 19: Ibidem, vol.. 5, p. 169. 20: Ibidem, vol.. 5, p. 170. 21:Comentário Crítico Internacional, Samuel, p. 238. 22: John T. Willis, p. 261. 23: O Comentário Bíblico Novo, Revisado, p. 301. 24: O Comentário do púlpito, op. cit., p. 523.

Espero que seja útil para chegarmos a um denominador comum!

A paz de Cristo!

_________________
study Esdras Digital Book's study
Voltar ao Topo Ir em baixo
Gamont SJCampos
SEMEADOR
SEMEADOR


Data de inscrição : 22/02/2013

MensagemAssunto: Re: Gostaria de saber a opinião dos irmãos!   Seg Mar 04, 2013 10:57 am

Graça e Paz a todos!

Amados irmãos de tudo o que ja foi exposto neste tópico creio seja o suficiente para refutarmos a ideia de que foi o profeta Samuel quem falou pela boca da serpente de endor.

Mas para não ficar duvida alguma, por favor, leiam o versículo a seguir:

Assim morreu Saul por causa da transgressão que cometeu contra o SENHOR, por causa da palavra do SENHOR, a qual não havia guardado; e também porque buscou a adivinhadora para a consultar.. grifo meu

Deus o matou por seus erros de sua vida toda e especialmente por consultar uma bruxa, onde claramente o demônio falou por ela.

Fiquem na paz.
Voltar ao Topo Ir em baixo
antoniosantosalves
SEMEADOR
SEMEADOR


Data de inscrição : 04/08/2012

MensagemAssunto: Foi samuel ou não foi.   Sex Maio 17, 2013 3:28 pm

Querdos irmãos, de fato é um assunto polemico,pois até dentro de uma mesma denominação, existem divergências.

É preciso observar que Samuel, nunca mentiu em vida, mentiria agora depois de morto?
Teria esta mulher poder para invocar mortos do Senhor,ou era uma trapaceira e se assustou quando passou por algo que nunca tinha passado, como vemos hoje em nossos dias?
O Senhor não falou com Saul pelos meios que ele determinou,iria falar por esse meio?
Samuel subiu, ou subiu um demonio disfarçado de samuel?
Na verdade o Senhor não iria falar com Saul através da feiticeira,era maias fácil o Senhor falar então pelos outros meios,que dar veracidade a um meio em que era proibido em Israel. É uma questão de lógica.
De fato como foi escrito acima,o suposto Samuel mentiu em sua profecia,porém quando vivo não errou nenhuma.
antoniosantosalves@hotmail.com
Voltar ao Topo Ir em baixo
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Gostaria de saber a opinião dos irmãos!   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Gostaria de saber a opinião dos irmãos!
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Beira-Mar || Capitulo 13
» Tudo o que você sempre quis saber sobre aerógrafos - Parte III
» CAPÍTULO 30|| SABER VIVER
» VM 2.5 - Espaço de discussão Opiniões/Melhorias
» CAPÍTULO 53|| SABER VIVER

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
SEMEADORES DA PALAVRA :: ATIVIDADES :: ALIMENTO SÓLIDO-
Ir para: